quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Matt, operador de radar

Terminei essa miniatura do Matt, operador de radar, ficou bem legal. (Ele encontrou o Kylo Ren no banheiro e pegou emprestado o lightsaber, awesome). Como o estilo da miniatura era mais cartoon, eu resolvi pintar com flat shading, deu um efeito diferente.



Aqui as primeiras peças recém-saídas da impressora:


Mesmo depois de limpar ainda sobrou bastante rebarba nos cantos, eu tive que tirar o excesso com a x-acto, que eu acho muito melhor que estilete normal, e não é tão mais caro (vende na casa do artista na paulista).


Um problema desse modelo é que a orientação boa para imprimir o braço não é boa para a mão. Então eu cortei fora as mãos originais e imprimi outras rotacionadas, ficou bem melhor. Em compensação a orientação boa para a mão não era boa para o lightsaber, então eu tive que cortar e reimprimir ali também.


Ao invés de pintar com cor de pele, eu usei a cor natural do filamento. O problema é que se outro tom vazar por cima, não tem como repintar, então a solução é raspar fora a cor com a x-acto.


Deu trabalho imprimir os óculos, porque eles eram mais finos que a resolução da minha impressora. O jeito fácil de resolver foi carregando dois modelos no slicer, um em cima do outro, com um pouquinho de offset no z. Aí engrossou o suficiente para imprimir certo.


Ainda faltavam dois problemas, o espaço na junção dos braços com o corpo, e o logo da First Order no braço.


A minha primeira idéia para o logo foi fazer stencil, mas era pequeno demais para cortar na mão, acho que nem com cnc daria certo. Então eu imprimi o logo em papel vegetal usando a minha laser printer, e pintei de vermelho por trás do vegetal. Não ficou o tom perfeito porque o vegetal não é 100% transparente, mas rolou. Também usei o mesmo truque para fazer o crachá.



Aqui detalhe de pintando por trás com tinta vermelha, pela tesoura dá para ver como era pequeno (o logo tem 4.5mm de diâmetro).


Para tapar o buraco entre os braços, antigamente eu usava massa plástica, mas agora aprendi uma técnica nova: super bonder com bicarbonato de sódio. O bicarbonato força o polímero do super bonder a endurecer na hora, aí é só limpar e lixar até ficar plano de novo. Só tome cuidado porque a combinação gera uns gases tóxicos, então você precisa fazer isso com uma máscara VO (eu uso uma 3M P95 que é excelente).


Para finalizar é só repintar as partes que foram lixadas e está pronto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário