terça-feira, 15 de outubro de 2019

Purple Worm


Guia dos aventureiros, capítulo 26: nunca faça barulho em dungeons subterrâneas, porque debaixo da terra moram coisas sinistras que são atraídas por vibrações, como a singela Purple Worm. Dois metros de diâmetro, 45m de comprimento, 3d8+9 de dano na mordida; e se você falhar a destreza, ela te come inteiro, em um único round, com armadura e tudo. (Aí você me pergunta se dá para usar Purple Worm como isca. Depende do que você quer pescar. Para pescar Harkonnen eu acho que rola).

Eu vacilei e não tirei fotos do processo além do antes e depois, então dessa vez vai o making of em texto mesmo.






Comecei imprimindo de boa, pensando que a purple worm era monocromática, então em dois dias eu pintava e tal. HA! LOL! Ingênuo! Levou mais de uma semana para terminar. Tem três problemas em pintar peça impressa em PLA: primeiro, lavada não funciona porque a tinta acumula entre as linhas de impressão; segundo, dry brush não funciona porque a tinta deposita sobre as linhas de impressão, e terceiro, wet blending não funciona pelo mesmo motivo que você não pode imprimir canudinho e canecas: o PLA é poroso e absorve a tinta se ela estiver muito diluída.

Aí não tem jeito, tem que pegar o pincel 000 e pintar risco por risco, na unha, com layers sobre layers sobre layers, e isso demora. Mas com paciência dá para ficar legal. Na parte mole da purple worm eu me inspirei no gradius, a konami sempre usava magenta 13 com vermelho 9 para fazer os bichos orgânicos, tipo as fases vivas e o venom no finalzinho do episode 2. As placas na boca eu não conseguia acertar um tom, aí pensei: quer saber? eu tenho o modelo 3d, vou jogar no blender e escolher a cor por lá. No fim achei legal um roxo bem escuro de cor base, com subsurface scattering vermelho, lâmpada magenta e phong reflection lá em cima. Na hora de pintar é 1:1 com a tinta, o subsurface scattering vira um undercoat, a lâmpada vira um glaze, e o phong eu fiz com um branco iridescente discreto.

Mas o segredo foi a minha burrice haha. Para comprar tinta de miniatura, todo mundo fala para comprar a acrilex de potinho, que é fosca, ao invés da acrilex de tubinho, que é brilhante. Como eu sou burro, comprei a de tubinho (que é mais barata, porque vem menos tinta no tubinho que no potinho). Mas olha só, o brilho excessivo eu mato passando verniz fosco por cima; e se eu *não* passar o verniz, posso usar a cor brilhante para dar efeito. Na purple worm eu fiz isso duas vezes, deixei a parte mole brilhante para o reflexo parecer que é gosmento, e as placas na boca eu deixei brilhante para acentuar que é bem reflexivo.

Ainda dava para melhorar, mas no ponto que eu estou, aprendo mais fazendo muita coisa em quantidade que pouca coisa com qualidade. Como dizem no Go, "perca suas 50 primeiras partidas o mais rápido possível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário